Assento
Manter o ângulo do assento entre 100 a 110 graus, dando apoio total à coluna e mantendo-a relaxada. Se possível usar um suporte lombar (alguns carros dispõem do dispositivo, mas uma pequena almofada ajuda na melhor distribuição da carga sobre a coluna). A dica principal é que o motorista sempre recue o bumbum até ele encostar no banco, para a coluna ficar reta.
Cinto de segurança
O cinto de segurança também deve ser bem colocado, deve passar pelo ombro e atravessar o peito sem tocar no pescoço– para evitar enforcamento e fraturas caso haja um acidente.
Pernas e joelhos
Devem-se alcançar os pedais de tal forma que, mesmo pressionados, os joelhos continuem um pouco flexionados, posição mais segura em caso de colisão. Os joelhos devem estar no nível dos quadris ou acima, para evitar sobrecarga da coluna lombar.
Pés
Encosto da cabeça
Ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do motorista, de preferência na altura dos olhos - caso o encosto esteja muito baixo, no caso de uma batida, a cabeça pode ser arremessada para trás e o pescoço pode se chocar contra o encosto (efeito chicote), o que pode causar fraturas cervicais e lesões da medula.
Braços
Os braços devem ficar levemente flexionados ao segurar o volante. Com os braços esticados, o volante deve estar na altura dos punhos (evita lesões em colisões frontais; permite respostas rápidas frente às situações de perigo; alivia a tensão na musculatura do pescoço).
Em motocicletas
A dica é que, ao pilotar uma moto, a pessoa estique mais os braços para que as costas fiquem mais retas, perpendiculares ao banco – nunca ela deve ficar com a cabeça próxima do guidão e com as costas curvadas. Nada de ficar "em pé" na moto.
No ônibus
No caso do ônibus, o passageiro deve segurar sempre a barra na altura do ombro para evitar que o corpo fique desalinhado.
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