Equipamento integra campanha para uso do cinto de segurança realizada pela Artesp e estará disponível no estacionamento do Parque Dom Pedro Shopping entre os dias 23 e 27 de março
De acordo com o gestor de Tráfego da Rota das Bandeiras, José Carlos Guimarães, a instalação do simulador de impacto na rodovia D. Pedro I é uma medida importante e vai agregar valor às ações que já são desenvolvidas pela Concessionária. Entre elas, a instalação de faixas nas rodovias do Corredor Dom Pedro, a distribuição de folhetos sobre o tema nas praças de pedágio e a implantação de mensagens nos painéis de mensagens variáveis (PMVs). “A ação vai contribuir para a conscientização dos nossos usuários”, destaca Guimarães.
A Campanha
A campanha para incentivar o uso do cinto foi idealizada a partir de pesquisa realizada pela ARTESP, que mostrou o alto índice de passageiros do banco traseiro que não utilizam o equipamento. Na primeira fase da pesquisa, realizada entre 1 e 7 de dezembro de 2104, foi aferido que 53% dos usuários do banco de trás não utilizam o cinto. Na segunda etapa, aplicada um mês após o início da campanha (entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro), verificou-se que esse índice caiu para 48%. Na região de Campinas o índice de não utilização do cinto não seguiu a tendência do estado, e teve variação de 1% para cima: passou de 52% na primeira fase para 53% na segunda.
Dados sobre a quantidade de vítimas de acidentes nas rodovias sob concessão que não usavam cinto de segurança apontam para a necessidade constante de campanhas. De 2012 até outubro de 2014, 69,4% dos passageiros que estavam nos bancos traseiros e que morreram em acidentes nas rodovias não haviam conectado o cinto. As vítimas fatais no banco da frente de passageiro sem cinto chegam a 38,4% e 50,1% dos motoristas.
A Rota das Bandeiras é uma empresa da Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil em negócios relacionados à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e aeroportos.
Com informações da Assessoria de Imprensa
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