quinta-feira, 30 de abril de 2015

Aplicativos denunciam irregularidades no trânsito

Aplicativos


Dois aplicativos prometem transformar condutores em olheiros do trânsito

Aumento de veículos nas ruas, problemas de mobilidade, falta de agentes de trânsito e inúmeras irregularidades. Esta é a situação atual do trânsito nas grandes cidades brasileiras.

Pensando nisso, dois aplicativos foram criados para transformar os condutores em “vigias” do comportamento alheio no trânsito.

Um deles é o “Cidadão do Trânsito”, que pode ser baixado tanto no smartphone quanto no tablet.  O programa, que já está em funcionamento, será atualizado por imagens enviadas pelos motoristas das situações ou imprevistos que acontecem no trânsito. Os condutores e pedestres serão os próprios olheiros do trânsito e devem publicar imagens da situação real das vias de tráfego. É simples, basta clicar e enviar a foto. Todas as imagens enviadas serão mantidas em sigilo, para evitar constrangimentos e garantir a segurança da fonte. Apenas os órgãos reguladores do trânsito podem ter acesso ao banco de imagens.

Após a denúncia, a equipe Central de Monitoramento mais próxima do local, posta a imagem no portal e aciona o Órgão de Trânsito, para que envie um agente ao local. O motorista também pode consultar o aplicativo para ficar informado sobre situação do trânsito e os acontecimentos das vias que deseja transitar. “Uma maneira prática de informar o cidadão infrator ao setor de fiscalização do trânsito municipal”, afirma Flávio Souza, um dos idealizadores do projeto.

Os fundadores do programaFlávio Souza e Luiz Paulo Magalhãesacreditam que através do aplicativo “Cidadão do Trânsito”, milhares de pessoas poderão contribuir para informar as infrações constantes, que tanto incomodam o seu dia-a-dia nas ruas, como também promover a educação no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário