
Dois aplicativos prometem transformar condutores em olheiros do trânsito
Aumento de veículos nas ruas, problemas de mobilidade, falta de agentes de trânsito e inúmeras irregularidades. Esta é a situação atual do trânsito nas grandes cidades brasileiras.
Pensando nisso, dois aplicativos foram criados para transformar os condutores em “vigias” do comportamento alheio no trânsito.
Um deles é o “Cidadão do Trânsito”, que pode ser baixado tanto no smartphone quanto no tablet. O programa, que já está em funcionamento, será atualizado por imagens enviadas pelos motoristas das situações ou imprevistos que acontecem no trânsito. Os condutores e pedestres serão os próprios olheiros do trânsito e devem publicar imagens da situação real das vias de tráfego. É simples, basta clicar e enviar a foto. Todas as imagens enviadas serão mantidas em sigilo, para evitar constrangimentos e garantir a segurança da fonte. Apenas os órgãos reguladores do trânsito podem ter acesso ao banco de imagens.
Após a denúncia, a equipe Central de Monitoramento mais próxima do local, posta a imagem no portal e aciona o Órgão de Trânsito, para que envie um agente ao local. O motorista também pode consultar o aplicativo para ficar informado sobre situação do trânsito e os acontecimentos das vias que deseja transitar. “Uma maneira prática de informar o cidadão infrator ao setor de fiscalização do trânsito municipal”, afirma Flávio Souza, um dos idealizadores do projeto.
Os fundadores do programa, Flávio Souza e Luiz Paulo Magalhães, acreditam que através do aplicativo “Cidadão do Trânsito”, milhares de pessoas poderão contribuir para informar as infrações constantes, que tanto incomodam o seu dia-a-dia nas ruas, como também promover a educação no trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário